A sustentabilidade representa a busca pelo equilíbrio entre os recursos naturais e as demandas da sociedade atual e sociedades futuras.
A sustentabilidade empresarial envolve um conjunto de ações e políticas tomadas por empresas com o objetivo de minimizar os impactos ambientais e sociais da atuação da empresa. Além dos benefícios para o meio ambiente e a sociedade em geral, empresas com adoção de práticas sustentáveis tem maior aceitação no mercado.
O tema sustentabilidade entrou para a pauta estratégica das empresas principalmente após o Pacto Global da ONU, que propôs uma agenda com 17 objetivos para o desenvolvimento sustentável, os ODS.
O que são os ODS?
Os ODS são 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável elaborados durante uma Cúpula de Desenvolvimento Sustentável na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Os ODS são parte de uma agenda para orientar decisões dos países até 2030.
Os objetivos são variados e incluem pautas econômicas, ambientais e sociais. Os temas econômicos estão relacionados à “Indústria, Inovação e Infraestrutura” e “Trabalho decente e crescimento econômico”, por exemplo. No campo ambiental há “Vida na água” e “Vida terrestre”. E no âmbito social, alguns dos objetivos incluem “Erradicação da pobreza” e “Saúde e bem-estar”.
Qual a relação das ODS com as empresas?
Os ODS fazem parte de uma agenda mundial de 193 países, que estão empenhados em promover práticas sustentáveis com colaboração de todos os setores. Assim, é importante que as empresas estejam alinhadas com as expectativas dos países e da sociedade.
A tendência é que os clientes, cada vez mais, busquem empresas que apresentem bons desempenhos em metas sustentáveis. Por isso, ter práticas sustentáveis no plano de desenvolvimento da empresa é um diferencial importante no mercado.
Existem diversas práticas sustentáveis que podem ser adotadas pelas empresas, desde as mais complexas até atitudes simples e eficientes. Alguns exemplos são:
- Reduzir o uso de produtos descartáveis;
- Economizar água, energia e papel;
- Participar de campanhas de voluntariado;
- Promover palestras sobre sustentabilidade;
- Promover coleta seletiva.
As vantagens de adotar práticas sustentáveis na empresa incluem uma melhor relação com o consumidor, reputação positiva frente ao mercado, engajamento de funcionários em uma mesma causa e redução dos impactos ambientas.
Como a Leads Card contribui para o crescimento sustentável das empresas?
A sustentabilidade empresarial deve começar com um plano de desenvolvimento sustentável. Esse plano deve conter metas, agendas e envolver diferentes áreas como a diretoria, marketing e recursos humanos.
Em um primeiro momento, é ideal que as atividades iniciais sejam simples e eficientes, como economizar papel e reduzir o uso de produtos descartáveis. A Leads Card oferece um cartão de visitas digital, que pode ser atrelado a um único cartão por aproximação, substituindo diversos cartões de papel.
As vantagens de um cartão de visitas digital para a sustentabilidade empresarial incluem:
- Evita o desperdício de papel;
- Redução de custos;
- Promove a inovação e tecnologia;
- Redução de impactos ambientais;
- Melhora a reputação da marca;
Crie agora mesmo o seu cartão de visita digital e venha construir um futuro sustentável.
Evandro Coelho
Gerente de Plataforma – Leads Card